Publicado por: biancarabelo | 11 de Abril de 2012

Colesterol, se informe!

Boa tarde pra você! Tudo bem?

Hoje iremos abordar um assunto aqui no blog que com certeza você já ouviu falar. Mas ouvir falar não basta, tem que saber até que ponto ele nos faz bem. Então vamos lá:

O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células. Ele é responsável pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Além disso, o colesterol é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão. O colesterol circula por todo o corpo e não é solúvel no sangue. Ele utiliza uma proteína — a lipoproteína — para ser transportado através da corrente sanguínea.

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizado pelo organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida através da dieta. Portanto, ao contrário do que se pensava, o nível de colesterol no sangue não se eleva quando se aumenta a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é encontrado com mais freqüência nos tecidos que têm capacidade de sintetizar, como: fígado, medula espinhal, cérebro e artérias.

Sendo assim, quando falamos nesse acúmulo de colesterol nas artérias, surgem algumas preocupações relevantes.  Mas antes, vamos explicar um pouco sobre os tipos de colesterol.

TIPOS DE COLESTEROL:

Existem 2 tipos de colesterol: o LDL e o HDL.

O HDL é o colesterol bom, aquele que quando existem altas concentrações dele no sangue, há menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado. Então, esse colesterol é reutilizado, transformando-se em ácidos biliares.

Já o LDL é o colesterol ruim, o preocupante. Ao contrário do HDL, as altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar a condição conhecida como arteriosclerose.

SIM, O COLESTEROL ALTO É PREOCUPANTE E NECESSITA DE ATENÇÃO ESPECIAL!

Então, o que causa esse aumento excessivo do colesterol ruim?

O primeiro fator e o mais comum é a má alimentação. Seriam os excessos do consumo de carne vermelha com gordura, gema de ovo, camarão, pele de aves, frutos do mar, manteiga, laticínios, creme de leite, bacon, empanados, frituras, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos e peixes gordurosos. O colesterol alto também se dá pelo excesso do consumo de óleo de coco, de babaçu, azeite de dendê, coco, chocolate, bolachas recheadas, salgadinhos e outros, que são as gorduras saturadas.

Existe um outro fator que aumenta o colesterol ruim, que é o fator hereditário. Quando existe o fator da hereditariedade — mesmo que você leve uma vida saudável — os riscos de se ter colesterol alto aumentam muito. Essa pré-disposição vai influenciar na maneira de como seu corpo irá reagir ao colesterol.

E claro, não poderia faltar esse ultimo item para colaborar com os altos índices de colesterol: Excesso de peso e sedentarismo. As pessoas sedentárias e obesas são mais propensas a ter níveis elevados de colesterol — e consequentemente problemas cardíacos. Os homens correm mais risco que as mulheres, já que o organismo feminino fica menos exposto devido à ação do hormônio estrógeno. Ele equilibra a proporção dos dois tipos de lipoproteínas que fazem o transporte do colesterol.

COMO EU FAÇO PARA EVITAR O COLESTEROL ALTO?

  • Dieta equilibrada à base de alimentos específicos que ajudem a diminuir a dosagem de colesterol. Por exemplo: Fibras (principalmente a linhaça e aveia), verduras, frutas, chá verde, alho, gengibre, ômega-3, proteína de soja e vitaminas C e E.

  • Perder peso: Pessoas com excesso de gordura corporal estão mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e derrame. A obesidade não é saudável, pois o excesso de peso aumenta o esforço do coração.

  • Exercícios Físicos: Tenha uma vida mais ativa, fazendo exercícios aeróbicos. A atividade física diminui os níveis de LDL e aumenta os níveis de HDL. A falta de exercício provoca o efeito inverso. A prática de exercícios físicos diminui o risco de doenças do coração e melhora a saúde como um todo.

  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

  • Fazer exames regularmente.

    Créditos da reportagem: Site beleza e saúde

    Encerramos por aqui a matéria de hoje, tenham um excelente dia e fiquem com Deus. Beijooo! Bianca Rabelo


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