Publicado por: biancarabelo | 28 de Março de 2012

Atenção ao Idoso

Boa tarde, pessoas! Tudo bem?

Quando você pensa em Idoso, o que vem na sua cabeça, quando se trata de saúde? Atendimento médico? Vacina? Indivíduos Acamados? Inativos? Dependentes?

Hoje eu irei abordar sobre um tema que foge dessa percepção comum de como cuidar de um idoso. Devemos ter uma mente aberta e diferente ao cuidarmos desse indivíduo. Sim, ele precisa de cuidados médicos constantes, mas você já parou pra pensar que esses idosos precisam, às vezes, que remédio nenhum remedia? Foi pensando nisso que foi criado o estatuto do idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 decretado no Congresso Nacional pelo Presidente da Republica), revendo assim todos os direitos das pessoas acima de 60 anos de idade, inclusive o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.  Faz-se necessário, frente à sociedade moderna, um trabalho que aumente a expectativa de vida saudável para todos aqueles que estão envelhecendo.

Pensando nisso, foi criado os Centros de Referência na Atenção ao Idoso.

O que são?

Os Centros de Referência do Idoso (CRI), são espaços de uso exclusivos de maiores de 60 anos, que oferecem atendimento médico ambulatorial aliados a espaços de convivência. Visando promover a integração daqueles que chegam à maioridade, os CRIs disponibilizam, além de atendimento médico, atividades culturais e educacionais que têm como objetivo reinserir o idoso e fortalecer sua rede de seu convívio social. Alguns desses centros oferecem várias atividades tais como: dança de salão, vida ativa, informática, pintura em tela, artesanato, viagens, lazer, entre outras.

Sendo assim, recebi uma proposta para divulgar no blog sobre algum Serviço de Referência na Atenção ao Idoso, aqui em Belo Horizonte-MG.

Encontrei um Centro de Referência da Pessoa Idosa, inaugurado em 2009, no bairro Caiçara, que merece ser divulgado aqui.

O endereço é Av. Dom Pedro II, nº 3.250 – Bairro: Caiçara (entrada pela Rua Perdizes, nº 336). Telefone: (31)3277-7164.

Outro lugar que eu conheço pessoalmente, desenvolvendo um trabalho muito interessante sobre vacina através do projeto de extensão que participei na PUC, é o Centro Dia do Idoso Dom Cabral, inaugurado em 2007, localizado na Rua Santa Matilde, número 145. Telefone de contato é o (31) 3277-6467 ou 3277-6462, localizado próximo à praça da comunidade.

Centro Dia do Idoso

Foto do centro Dia do Idoso Dom Cabral tirada por mim, Bianca Rabelo.

Eles desenvolvem atividades diversas em seu centro, palestras, aulas, uma dica e tanto para exercitar a mente e o corpo desse indivíduo que necessita tanto de ser constantemente trabalhada.

Conhece algum lugar assim também que merece ser divulgado? Me manda para que eu possa divulgar aqui!

Dedico essa matéria à Professora Juliana Leite, que foi quem me sugeriu esse assunto!

Grande beijo a todos vocês e tenham uma excelente quarta-feira! =D


Responses

  1. É isso aí!
    Precisamos divulgar muito todos os assuntos que envolvem o envelhecimento e como a Enfermagem pode atuar para a qualidade de vida de nossos idosos. Estamos todos envelhecendo. E muito rapidamente!
    E… Envelhecer é bom. Ruim é morrer cedo, não acham?
    Aproveito para divulgar um endereço que pode ajudar aqueles que cuidam de idosos…
    http://www.olhe.org.br/
    Abraços e obrigada pela dedicatória!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: