Publicado por: biancarabelo | 19 de Março de 2012

Rinite Alérgica

Boa noite!!!

Bom pessoal, dando continuidade aos assuntos das patologias do trato respiratório, hoje irei abordar o tema RINITE ALÉRGICA, como combinado. Antes de iniciar gostaria e agradecer a participação de todos vocês, assim como esse tema que foi sugerido por um colega, você também pode mandar sua sugestão:

Pelo blog: clique em comentar em qualquer post;

Por email: enfermagem.para.todos@hotmail.com;

Nossa página no facebook: http://www.facebook.com/enfermagem.p.todos

Vamos lá?

Você sabia que aquele “eterno” resfriado caracterizado por crises de espirro, coceira no nariz, obstrução nasal e dificuldade de dormir, por nariz trancado, pode ser na verdade rinite alérgica?

Como foi escrito no post anterior sobre alergia (post anterior a esse), quando uma pessoa alérgica entra em contato com algum agente alergênico, seu sistema de defesa reage de forma exagerada, produzindo os sintomas desconfortáveis das alergias.

Segundo pesquisas recentes, a rinite alérgica é uma das alergias mais comuns e atinge 20% dos brasileiros, assim como euzinha que vos escreve, Bianca.

Os sintomas mais frequentes da rinite alérgica incluem espirros constantes, coriza, sensação de nariz entupido ou de “cabeça pesada”, coceira nos olhos, no nariz, no céu da boca e na garganta. O incomodo é maior sobretudo à noite ou ao acordar e tende a melhorar durante o dia.

Uma das principais formas de deter as crises é fazer o tratamento preventivo, sob a orientação médica. Este tratamento visa o uso adequado de medicamentos que trabalham ao longo do tempo para bloquear a rinite alérgica e o uso de imunoterapia específica (vacinas) que atuam no sistema imune para mudar a sua direção no sentido de proteção.

Outro cuidado fundamental é manter os ambientes limpos, livres de ácaros e poeira: encape colchões e travesseiros com tecidos impermeáveis; use pano úmido e produtos que eliminem o mofo no chão e nas paredes; remova tapetes, cortinas e bichinhos de pelúcia; deixe os ambientes ventilados e iluminados pelo sol. E – muito importante – não permita cigarro em locais fechados e perto de crianças.

A identificação desta rinite, que se constitui no diagnóstico médico, exigirá que o seu médico identifique a causa da rinite e a elimine ou diminua, use medicamentos para combater os sintomas provocados pela doença e oriente o seu organismo para ele mesmo construir uma barreira imunológica que possa defendê-lo(a) eficazmente de futuras crises.

Para prevenir as alergias respiratórias:

· Manter os ambientes secos e abertos, permitindo a circulação do ar e a entrada dos raios de sol, capazes de destruir os ácaros

· Incentivar as crianças a brincar ao ar livre, agasalhando-as no tempo de frio.

·Encapar colchões, travesseiros e almofadas com plástico ou tecidos impermeáveis.

· Trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana, lavando-a em água quente.

· Usar cobertores antialérgicos, lavando-os regularmente e deixando ao sol para secar.

· Evitar móveis estofados de pano e almofadas na sala íntima ou de TV.

· Evitar plantas, animais de estimação, bichinhos de pelúcia, tapetes ou carpetes, livros e brinquedos acumulados no quarto das crianças.

· Retirar as cortinas ou usar aquelas de tecido sintético, mais finas, curtas e presas por argolas para facilitar a remoção ou a lavagem a cada 15 dias.

· Substituir a vassoura por pano úmido na limpeza diária, afastando as pessoas alérgicas.

· Aplicar produtos antimofo e acaricidas em carpetes, frestas e cantos dos móveis.

· Não usar inseticidas em spray nem espiral

· Jamais fumar dentro de casa, perto de crianças ou mesmo de adultos alérgicos.

Créditos: Dr Ataualpa P. Dos Reis – Médico Alergologista e professor de pós-graduação.

Não perca o próximo post, irei escrever sobre asma brônquica! Boa noite a todos vocês, tenham uma semana abençoada e muita luz no caminho de vocês. Grande beijo, Bianca Rabelo.

 

 


Responses

  1. eu sou estudante de auxiliar de enfermagem e achei este site um máximo, pois esclareceu muitas das minhas duvidas. PARABÉNS!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: