Publicado por: biancarabelo | 1 de Março de 2012

Ah! O verão! Dicas saudáveis para essa época do ano.

Bom, já sei que o verão já está mais no fim do que no começo, mais achei relevante falarmos sobre os hábitos saudáveis nessa época do ano. Muitos deles vocês já conhecem, mas mesmo conhecendo, ás vezes, não temos noção o tanto que é importante nos alertamos e nos vigiarmos diante de determinadas situações. Durante o verão, os dias são mais longos, as temperaturas se elevam e várias mudanças acontecem no meio ambiente.

Então, vamos falar sobre a alimentação? É importante falar em o que comer, mas também a freqüência em que tem que ser feito. Já que essa época do ano é mais quente, com temperaturas elevadas, gastamos muita energia para compensarmos essa temperatura em nosso corpo, com isso, transpiramos mais e temos perda de líquidos importantes em nosso corpo, então aí vai a minha primeira dica:

Nos lanches da manhã, tarde e noite, dê preferência às frutas. Se possível, aquelas que possuem uma maior quantidade de líquidos, como a melancia, maçã, laranja, etc. É ideal o consumo de bebidas isotônicas, sucos, água de coco, que ajudam a repor esse líquido que perdemos.

Ainda no assunto alimentação, como eu disse anteriormente, consumimos mais energia nessa época do ano, nosso metabolismo acelera e temos a necessidade de comer mais, certo? Errado! O que temos que fazer é comer com mais freqüência, a mesma quantidade que comemos normalmente, refeições naturais e leves. Vamos a dica:

Faça pequenos lanches e refeições de 3 em e horas, respeitando as principais refeições que são o almoço e o café da manhã. Não se esqueça: dê preferência à refeições leves e naturais!

Importante também é falar da quantidade de água que deve ser ingerido nesse período. Devemos tomar, no mínimo, 3 litros de líquido por dia. Isso inclui as frutas, sucos, águas que se digere ao longo do dia. Evite bebidas gaseificadas como refrigerantes e bebidas alcoólicas como a cerveja, essa aumenta a desidratação corporal.

Sobre a pele, devemos nos atentar ao tempo de exposição ao sol e ao uso dos bloqueadores solares. Para as pessoas que gostam de pegar uma corzinha no verão, lá vai uma dica quente:

Para ter um bronzeado mais intenso, aposte em alimentos com betacaroteno, presentes na cenoura, abóbora, damasco, laranja, mamão, manga e pêssego. O ideal é que o consumo comece 15 dias antes de se expor ao sol, mantendo a ingestão durante todo o verão. Não se esqueça também de respeitar os horários saudáveis para a exposição solar e o uso dos filtros solares.

Sobre o filtro solar, recomendo que procure uma dermatologista e se informe sobre o fator ideal para sua pele.

Bom pessoal, por hoje é só, espero que tenha ajudado! Fiquem com Deus e tenham um final de semana iluminado!! Grande beijo: Bianca Rabelo.


Responses

  1. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… amei esse posteee… tinha algumas duvidas, mais agora vc acabou com tds elas!!!
    Parabéns primaaaa… seu blog ta lindooooooooo, os post estão otimos e mtoooo uteisss!!!
    Te amooo mtooo!!!


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