Publicado por: biancarabelo | 16 de Fevereiro de 2012

Infecção do Trato Urinário (ITU)

Boa noite, pessoal! Tudo bem? No final do ano passado apresentei a minha monografia, precisamente no mês de Novembro. Fui em uma endocrinologista que por coincidência me pediu pra fazer uns exames, quando fiz o exame de urina rotina deu alteração leve na flora bacteriana, lembro que estava em estágio e até perguntei pro meu professor o que poderia ser, se seria o caso de ser infecção urinária, estava na dúvida pois não sentia aqueles incômodos comuns da infecção. Foi então que marquei uma consulta com a minha ginecologista e ao esperar a consulta chegar comecei a sentir os sintomas, ou seja, o exame de urina acusou antes mesmo dos sintomas chegarem. Bom, o que eu queria realmente dizer com isso tudo é que Infecção do Trato Urinário (ITU) muitas vezes é causada por uma higiene local inapropriada, como irei esclarecer daqui a pouco, porém, no meu caso, foi puramente emocional. Conheci outras pessoas que em sua época de apresentar monografia teve consecutivas infecções no trato urinário, 6 casos em 6 meses. Porém, sempre que você passar pro isso, investigue juntamente com o profissional da saúde o porque do ocorrido. Vamos lá?

O que é infecção urinária? 
É caracterizada pela a presença de micro-organismos na urina. O líquido que enche a bexiga é estéril – ou seja, livre de bactérias. Mas, quando esses bichinhos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, desencadeiam uma infecção.

Quais são os sintomas?
Os clássicos são dor e ardor na hora de urinar. Pode haver também um aumento da frequência de idas ao banheiro, sensação de bexiga cheia, sangramento ou um simples mal-estar acompanhado de febre.

É transmissível?

Não.

Por que algumas pessoas têm o problema com mais frequência? 
Isso envolve fatores hereditários e imunológicos. A atenção com a higiene é essencial, mas a infecção pode aparecer mesmo em quem toma muito cuidado, como eu disse anteriormente.

Por que as grávidas ficam mais sujeitas a esse tipo de infecção? 
Estima-se que de 15% a 20% das gestantes terão ao menos uma vez esse tipo de infecção. Isso acontece porque, durante esse período, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz a umidade vaginal aumentar, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra.

É mais freqüente em idosos?

Sim! A resistência diminui com a idade e no caso das mulheres, há uma queda de hormônios que deixam a região pélvica mais sensível.

RECOMENDAÇÃO: Beba bastaaaaante água e faça uma higiene íntima adequada!

Fiquem com Deus! E já sabem, qualquer dúvida estou à disposição! Grande abraço! Bianca Rabelo.


Responses

  1. estou com muita dor na minha bexiga doi muito qndo vou urina parece q estou cm a bexiga cheia e qndo chega a hora de urina a urina e muito pouca..doi muito

    • Oi Dara, boa noite tudo bem? Esses são os sinais claros de infecção, aconselho a procurar um médico o quanto antes para que ele te de um diagnostico certo. Um abraço e melhoras pra você!


Deixe uma Resposta

Categorias

