Publicado por: biancarabelo | 31 de Janeiro de 2011

Alimentação saudável: o que você come diz muito sobre você!

Boa noite à todos! Tudo bem? Que tal um assunto saudável hoje? E a minha pergunta pra você é: como é a sua alimentação? Você se alimenta quantas vezes ao dia? Você consome vitaminas, proteínas, ferro e carboidrato como deveria? Hoje o assunto é: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Se você não tem uma, nunca é tarde para começar. E eu não falo de uma dieta rigorosa, a minha intenção com esse post é alertar sobre a importância de uma alimentação saudável e o acarreta na vida do indivíduo essa mudança no cardápio.

Peso Ideal

Bom, primeiramente vamos avaliar se o seu peso é ideal para sua idade e altura, então vamos calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), para ser avaliado seu estado nutricional. O calculo é bem simples: divida o seu peso, em quilogramas, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado. O cálculo é válido para pessoas com idade entre 20 e 60 anos. Veja no exemplo abaixo:

P (peso)
IMC = _______________
A2 (altura x altura)

Agora confira nesse quadro abaixo o resultado:

IMC (kg/m²)

Estado Nutricional

Menor que 18,5

Você está com baixo peso

18,5 a 24,99

O seu peso está adequado

25 a 29,99

Alerta: sobrepeso

Maior que 30

Alerta: obesidade

Para que nossa alimentação seja saudável assim como esperamos ser, temos que analisar se o que comemos tem nutrientes essenciais para a saúde. Um nutriente é uma substância usada pelo metabolismo de um organismo que pode ser adquirido a partir do meio envolvente. Os organismos não autotróficos adquirem os nutrientes geralmente através da ingestão de alimentos.

Quais são esses nutrientes? São eles:

MACRONUTRIENTES: Proteínas, Carboidratos, Gorduras, Gordura Saturada e Fibra.

MICRONUTRIENTES: Vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, E, Folatos. Minerais: Cálcio,Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio e Zinco.

(Para saber um pouco mais de cada um, indico: http://www.alimentacaosaudavel.org/Nutrientes.html)

A deficiência de alguns desses nutrientes em nosso organismo pode acarretar vários danos a nossa saúde, alguns irreversíveis, podendo agravar de acordo com a idade do indivíduo, entre outros.

Teste sua alimentação!

Clique nesse link abaixo e teste se sua alimentação é mesmo saudável:

http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php

Dicas!

Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. Eis umas dicas:. 

1. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.

2. Faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

3. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

4. Não belisque entre as refeições.

5. Evite ao máximo snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

6. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

7. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

8. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.

9. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

10. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

11. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!

12. Não repita a refeição.

13. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

14. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

15. Prefira sucos naturais.

16. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.

17. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
ajudá-lo a ter mais saúde!

18. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.

19. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.

20. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!

Créditos: Ministério da Saúde e Site Alimentação Saudável.

Por hoje é só! Espero vocês na próxima, um grande abraço, até mais.



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