Publicado por: biancarabelo | 1 de Abril de 2010

Tuberculose

Boa noite à todos! Que feriado mais gostoso esse viu? Deu pra descançar bastante. Espero que a semana de vocês seja encantada! Vamos falar hoje sobre tuberculose? Chega de preconceitos!!! Vamos lá…

A tuberculose é uma das enfermidades mais antigas que a gente conhece.

Já foram encontrados sinais de tuberculose em múmias que tem mais de cinco mil anos! Tão antigas quanto a tuberculose, são as ideias erradas sobre ela.

Até hoje, as vítimas da tuberculose são tratadas com preconceito e sofrem com o estigma. Muitas pessoas evitam o contato com quem teve a doença, porque nao acreditam que a tuberculose tem cura. Ou não sabem que, depois de iniciado o tratamento, o risco de contágio desaparece. Não se deve ter medo, nem isolar a pessoa doente. Basta saber como se proteger e tomar os cuidados necessários. Por isso, a prevenção contra a tuberculose começa pela informação. Quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento e menor a possibilidade de infectar outras pessoas. A tuberculose se agrava quando as pessoas nao procuram o serviçoa de saúde para saber o motivo da sua tosse.

A promoção do bem-estar da populaçao também ajuda na prevenção. Lugares aglomerados, sem ventilaçao e com pouca luz do sol favorecem a multiplicaçao e trasmissão dos micróbios causadores da doença. Por isso, o controle da tuberculose depende também de melhores condições de vida e de moradia.

O QUE E TUBERCULOSE?

È uma doença causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch. A forma mais comum da doença e a tuberculose pulmonar, mas outros órgãos podem ser atingidos. A tuberculose tem cura, desde que tratamento seja feito até o final.


COMO A DOENÇA SE MANIFESTA?

As principais manifestaçoes da tuberculose sao:

* Tosse por mais de 3 semanas (com ou sem catarro);

* Febre baixa, geralmente a tarde;

* Suor noturno;

* Falta de apetite;

* Perda de peso;

* Cansaço facil;

* Fraqueza;

* Dor no peito;

COMO SE DESCOBRE AQ DOENÇA?

O bacilo causador da doença é encontrado no catarro da pessoa doente, através de um exame chamado de baciloscopia do escarro. O exame e fácil de se fazer e seguro.

Toda a familia do doente e as pessoas próximas devem ser examinadas também, porque quando se descobre a doença, essas pessoas já foram expostas ao risco de se infectarem e adoecerem.

Por isso, é tão importante que as pessoas saibam reconhecer as manifestações da doença e procurem o serviço de saúde o mais rapido possível.

COMO SE PEGA TUBERCULOSE?

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pela respiração, quando alguem doente tosse, fala ou espirra. Os bacilos são lançados no ar e outra pessoa respira esse ar contaminado. Não se pega tuberculose usando os mesmos pratos, talheres, roupas de cama, toalhas e vaso sanitário que a pessoa doente usa, e também nao se pega pela saliva, sangue ou secreções sexuais. Ou seja, beijo, abraço e sexo não oferecem risco, desde que tome alguns cuidados como:

* Procure saber se a pessoa está seguindo as recomendações médicas, após 15 à 30 dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.

* Lembre ao doente que ele tem que cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir;

* Mantenha a casa bem arejada. O vento e a luz do sol ajudam a eliminar os bacilos.

COMO É O TRATAMENTO?

Em geral, o tratamento dura seis meses. O tratamento, inclusive os remédios, são oferecidos pela rede pública de saúde. O sistema único de saúde (SUS) recomenda que o tratamento seja supervisionado. Desta forma, uma pessoa preparada observa o paciente tomando/engulindo os remédios e o ajuda a completar o tratamento de forma correta (DOTS Tratamento supervisionado) seja no serviço de saúde, em casa, no trabalho ou outro lugar apropriado.

Durante o tratamento, dependendo do estado geral de saúde, a pessoa pode voltar a trabalhar e levar uma vida normal. Somente em casos graves o paciente precisa de internação.


ISTO NAO VALE MAIS!

A gente pega tuberculose por causa de resfriado, gripe ou pneumonia mal curado?

Esqueça! nao existe nenhuma relaçao entre pegar tuberculose e essas doenças.

Ele ficou assim porque tomou friagem, ficou no vento?

Não, pelo contrário. Casa bem ventilada e iluminada pelo sol é bom para saúde.

A pessoa que tem tuberculose deve ficar isolada?

Nao, mesmo. Ela precisa de carinho e atenção, como qualquer pessoa que está doente. Sabendo como tomar suas precauções, você pode ajudá-la no tratamento.

A tuberculose e uma doença de pessoas pobres?

Não, qualquer pessoa, pobre ou rica, pode ter tuberculose. Mas é verdade que atinge mais as pessoas que vivem em piores condições de vida e de moradia ou que tem outras doenças que debilitem o organismo.

ISSO VALE!

A tuberculose tem cura.

O paciente nao paga pelos remédios, nem pelo tratamento médico.

O paciente e sua familia devem procurar apoio na comunidade, Grupos de ajuda mútua, igreja e organizações não governamentais podem ajudar nas horas mais difíceis.

Vencer a tuberculose depende de um bom atendimento no serviço de saúde, do tratamento correto até o final e da solidariedade de amigos e vizinhos. Participe das mobilizações para combate a tuberculose em  sua cidade.

O CENTRO DE SAÚDE DO SEU BAIRRO ESTÁ PREPARADA PARA RECEBER VOCÊ, COM UMA EQUIPE MULTIPROFISIONAL TREINADA PARA TRATAR A TUBERCULOSE E OUTRAS DOENÇAS. FICA PERTO DA SUA CASA, E VOCÊ TERÁ A VISITA DE MÉDICOS, ENFERMEIROS, ACS E OUTROS PROFISSIONAIS DE GRAÇA, VALE A PENA CONHECER NOSSO TRABALHO!!!


Respostas

  1. TEMOS QUE AJUDAR A COMBATER A TUBERCULOSE,APOIANDO O DOENTE POIS O TRATAMENTO E PROLOMGADO E MUITOS DESISTE DE SE TRATAR VOLTANDO A CONTAMINAR E TORNANDO A BACTERIA MAIS FORTE AS MEDICAÇOES

  2. […] Tuberculose Abril, 20101 comentário 5 […]

  3. a tuberculoze e serio nao podemos deixar de si tratar galera vomos la !

  4. vamos ajudar o mundo

  5. preciso de ajuda ao cuidar de um pacte com tbc se pega ?/
    vamos combater a tbc

    • Olá Maria Aparecida! Com certeza, é necessário alguns cuidados sim para cuidar de um tuberculoso. Se esse paciente já iniciou o tratamento medicamentoso, então não tem problema, você já está protegida! Como eu disse no post, é uma doença contagiosa, e se não tomarmos cuidado, podemos tê-la também. Muito importante enfatizar que não se deve isolar o paciente, de forma nenhuma! Mais informações? Acesse e leia tudo sobre: https://enfermagemparatodos.wordpress.com/2010/04/01/85/

  6. Ótimo artigo! Há muita discriminação ao portador! É necessário informação contínua e ajuda àqueles que se contaminaram, pois, ainda bem, tem cura!


Deixe um comentário

Categorias