Publicado por: biancarabelo | 11 de Março de 2010

AIDS e vírus HIV+

Boa noite! =)

Estava pensando sobre o assunto que eu iria apresentar hoje pra vocês! Nos últimos dias eu ando me deparando com um assunto que é bem discutido, bem falado, mas que mesmo assim também existem vários mitos. Estava no meu estágio e me deparei com uma portadora do vírus HIV, e sempre que vem essa palavra na minha cabeça vem um histórico de aulas desde o primeiro período da faculdade, os professores batendo na tecla com a gente sobre humanização no cuidado e a questão do preconceito. Não pode ser diferente. Quando eu fui administrar os medicamentos nela, eu e uma amiga fizemos uma anamnese e ela nos contou a sua história. O vírus da AIDS não tem preferências, não escolhe raça, não escolhe religião, não escolhe classe social,  não escolhe. O indivíduo que você encontra numa noite e resolve sair com ele não vem com uma estrela na testa, não é gado, não está marcado.

Existe também a questão do vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus) e da doença AIDS. Nem sempre um portador do vírus desenvolve a doença, ela pode se manifestar em 5 dias, 5 meses, 5 anos, 50 anos ou até mesmo nunca se manifestar.

O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas).
Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, que acabam por levar o doente à morte. Alguns exemplos de doenças oportunistas são: a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi e até mesmo distúrbios neurológicos.

Como é transmitida?

Sangue e líquidos grosseiramente contaminados por sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno.
Pode ocorrer transmissão no sexo vaginal, oral e anal.
* Os beijos sociais (beijo seco, de boca fechada) são seguros (risco zero) quanto a transmissão do vírus, mesmo que uma das pessoas seja portadora do HIV. O mesmo se pode dizer de apertos de mão e abraços.
Os beijos de boca aberta são considerados de baixo risco quanto a uma possível transmissão do HIV.

Como é feito o diagnóstico?

Cor exames realizados no sangue do(a) paciente.

Tem tratamento?

Existem drogas que inibem a replicação do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda não se pode falar em cura da AIDS.
As doenças oportunistas são, em sua maioria tratáveis, mas há necessidade de uso contínuo de medicações para o controle dessas manifestações.

Prevenção:

A prevenção não só da AIDS mas de qualquer outra DST (Doença Sexualmente Transmissível) é o uso da camisinha! É necessário observar que o uso da camisinha, apesar de proporcionar excelente proteção, não proporciona proteção absoluta (ruptura, perfuração, uso inadequado etc). A maneira mais segura de se evitar o contágio pelo vírus HIV é fazer sexo monogâmico, com parceiro(a) que fez exames e você saiba que não está infectado(a).

Na transmissão pelo sangue recomenda-se cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartáveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a presença do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados).

Não há, no momento, vacina efetiva para a prevenção da infecção pelo HIV.


Bom, espero que vocês tenham se informado, pois essa doença já foi muito confundida como a doença “cor de rosa”, a “doença dos homosexuais”, e sabemos que não é assim como é por uns e outros dizem por aí. Cuide da sua saúde, cuide da sua vida e de quem você ama! Um grande beijo, Bianca Rabelo.


Responses

  1. Parabénss!!! Realmente é um assunto que gera muita dúvida, ainda mais na nova geração que está ai, tendo relações sexuais cada vez mais cedo. Continue escrevendo no seu Blog…e parabéns por essa profissão maravilhosa. Beijo amiga


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: