Publicado por: biancarabelo | 4 de Março de 2010

Quem é o Enfermeiro?

E agora a pergunta que não quer calar:

Quem é o Enfermeiro?

A resposta a esta pergunta pode parecer simples, mas na maioria dos casos ela é respondida de forma equivocada. É o que comprova uma pesquisa realizada por alunos do Isave no Distrito de Braga. O estudo demonstrou que 18,5% dos entrevistados acreditam que o enfermeiro é uma espécie de auxiliar do médico (era o meu caso). Em segundo lugar – com 17,4% das opiniões – está o conceito de que o enfermeiro é um profissional que trabalha com doença. Alguns acreditam até mesmo que o enfermeiro existe para substituir o trabalho do médico. Outros (11% dos entrevistados) pensam que o trabalho do enfermeiro é caritativo. Para os profissionais de saúde, essa indefinição sobre quem é o Enfermeiro por parte da sociedade, é compreensível, uma vez que essa profissão é nova.

Então, um pouco de história: Entender a história da enfermagem, também ajuda os profissionais a compreenderem o porque da profissão ser encarada de forma errônea pela sociedade. Afinal, a enfermagem antiga se respaldava na solidariedade humana, no misticismo, no senso comum e em crenças. Atualmente, essa profissão procura aprofundar seus aspectos científicos, tecnológicos e humanísticos, tendo como centro de suas actividades, cuidar da saúde do ser humano.

Mas qual o Papel do Enfermeiro? Como é feito a divisão da equipe de Enfermagem?

O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente a direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem. Cabe também a este profissional, a organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços; o planeamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem. O profissional pode exercer a consulta de Enfermagem; a prescrição da assistência de Enfermagem; e cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida. Este profissional também é responsável pela prevenção e controle sistemática de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

Dentro da enfermagem, além do Enfermeiro (como vimos acima), encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos dois últimos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas.

Espero ter tirado um pouco a dúvida de vocês sobre o Enfermeiro, tem muito o que escrever e esclarecer, mas creio fazer isso ao longo dos posts!

Um grande beijo, não deixe de deixar seu comentário com sua sugestão e/ou crítica. Até a próxima!!!

Auxílio bibliográfico: http://saudeca.blogspot.com/2005/02/quem-o-enfermeiro.html

Responses

  1. Olá Bianca! Fiquei muito feliz com sua iniciativa.
    Fiquei muito feliz em saber que agora temos um lugar pra discutir sobre “nossos assuntos”. =DDD
    Pode contar comigo.
    Beijão.

  2. Ei Bia ! Nossa que bacana vc criar um blog..vai ser um sucesso! Pode ter certeza que vou acompanhar e assim discutiremos bastante sobre diversos assuntos.
    Estamos juntas nessa!Um super beijo da sua colega acadêmica de enfermagem….rsrs Renata!(agora ex sala né)rsrs….beijão ! Fica com Deus ;D

  3. SER ENFERMEIRO E TUDO ISTO E MUITO MAIS E MAGICO.PARABENS QUERIDA PELO SEU BLOG CONTE COMIGO SEMPRE AMO TUDO QUE ESTA RELACIONADO COM ENFERMAGEM TE AMO SUA TIA


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: