Publicado por: biancarabelo | 16 de Abril de 2010

O que é Enfermagem?

Boa tarde! Ontem me deparei demais com a pergunta: o que é Enfermagem? Estava participando da PUC Aberta, é um projeto da PUC pra apresentar os cursos para os alunos do ensino médio, para escolherem a profissão que querem seguir. Então eles disponibilizam palestras e stands sobre os cursos e eu fiquei na stand da Enfermagem, foi muito legal! Então eu fiz um textinho sobre o que é ser enfermeiro, área de atuação, mercado de trabalho e tudo mais, espero poder ajudar!

O que é Enfermagem?

Havia um tempo que o enfermeiro era aquele agente de saúde que tinha como única função cuidar dos doentes. O mercado evoluiu e o enfermeiro se tornou um profissional mais completo. Ele continua exercendo atividades assistenciais, mas teve sua função ampliada.

A pessoa que escolher a enfermagem como profissão pode seguir o seu próprio perfil, pode ser enfermeiro assistencial, gerente de unidade, gestor, especialista em alguma área, coordenador de unidade, auditor (relacionar custos e beneficios de medicamento, por exemplo ), trabalhar na saúde primária (centros de saúde e PSF), atenção secundária (hospitais) e assim vai.

É importante vocês terem consciência que o trabalho diário é bem puxado. São rotineiros os plantões noturnos e os de fins de semana e feriados. Passar Natal e Ano Novo longe da família é comum.

É preciso ter muita disciplina. O enfermeiro tem que ter uma percepção muito grande, sempre prestando atenção nos detalhes para que o serviço tenha excelência.

Áreas de atuação e Mercado de trabalho

O enfermeiro presta assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para promoção da saúde junto à comunidade. O enfermeiro está apto a prescrever, salvo com critérios de cada instituição que elabora protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos.

Entre suas funções também estão a de coletar dados sobre o estado dos doentes e a de ajudar a estabelecer o diagnóstico para auxiliar a equipe médica sobre a conduta a ser seguida em cada caso particular.

O enfermeiro é responsável pela higiene, alimentação e orientação ao paciente e ainda pela administração de remédios e pela aplicação de curativos. Pode atuar na saúde coletiva, em campanhas de prevenção de doenças ou realizando trabalhos educativos.

Mas alguns fatores têm contribuído para a manutenção das ofertas, como o envelhecimento da população brasileira, que faz aumentar a procura por especialistas em saúde da terceira idade (enfermagem geriátrica), a crescente utilização do sistema home care e a própria abertura de novos hospitais no país.

O Norte e Nordeste são as regiões que atualmente oferecem mais colocações.

O que se aprende na faculdade

Os cursos de Enfermagem são mais generalista, voltado para as necessidades de atenção primária, que é o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde.

O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa a atender pacientes e a cuidar de enfermarias. O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso – que dura, em média, quatro anos e meio, é comum a exigência de um trabalho de conclusão.

Bom, espero ter ajudado aos que estão com dúvida, sugiro do fundo do meu coração que os que vão fazer Enfermagem o façam de coração e se querem medicina pra vida de vocês que façam medicina, nem que demorem 15 anos para entrarem na faculdade. Pois o que mais se ve é profissional frustrado pois não exerce a função que deseja.

Um grande abraço à todos e espero que eu tenha ajudado! Até mais

About these ads

Responses

  1. boa tarde todo pesssoal da saude em companinha ……………………………………………………………………………………………….

  2. quero saber o que e anatomia?

    • Olá Márcia, primeiramente gostaria de agradecer a sua vinda ao meu blog, seja muito bem-vinda, sempre! Estarei sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas, certo?
      Bom, anatomia é o estudo sobre os sistemas do corpo humano, que são: Sistema Esquelético, Sistema Muscular, Sistema Articular, Sistema Cardiovascular, Sistema Urinário, Sistema Genital, Sistema Linfático, Sistema Tegumentar, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, Sistema Nervoso e Sistema Endócrino.
      Nos cursos superiores da área da saúde é uma disciplina fundamental. Normalmente é ministrado no início do curso e nessas aulas você aprende sobre o corpo humano (no caso de anatomia humana, claro), a anatomia humana consiste no conhecimento da forma exata, posição exata, tamanho e relação entre as várias estruturas do corpo humano, enquanto características relacionadas à saúde. Esse tipo de estudo é chamado anatomia descritiva ou topográfica; às vezes é chamada também de antropometria.
      Bom Márcia, espero ter te ajudado em sua dúvida.
      Boa tarde e até mais!!

  3. o que e anatomia?

  4. Boa tarde a Enfermagem tem as suas bases no cuidados de caridade
    ao necessitado neste caso os que estao padecendo de uma enfermidade espero ter contribuido e tenho uma pergunta Com que surge a Enfermagem muito obrigado

  5. no seu ponto de vista o que a enfermagem significa pra sociedade??

    • Para a sociedade como um todo, significa um profissão no qual se dedica ao bem-estar e saúde do próximo, que faz de sua profissão, o cuidado. Profissionais que providenciam meios para minimizar a dor e desconforto do paciente, afim de lhe proporcionar conforto, educação em saúde, prevenção de doenças, recuperação, reabilitação, entre outros.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: