Publicado por: biancarabelo | 4 de Março de 2010

Porque Enfermagem?

Olá pessoal! Tudo bem?

Vou começar o meu blog esclarecendo para alguns e complementando para outros sobre o profissional da Enfermagem. É muito freqüente eu me deparar com perguntas como: “Porque você faz Enfermagem? Vai fazer medicina depois?” ou então “Qual é a diferença entre o Enfermeiro e o Técnico de Enfermagem?” e mais: “Porque você não faz medicina?”, “Você vai agüentar?”. Essas perguntas não fazem sentido pra mim hoje, e eu irei explicar um pouco o por que. Podem não parecer pra mim, mas essas dúvidas são comuns.

Bom, quando eu entrei na faculdade eu ouvi muito de meus colegas falando que está fazendo Enfermagem, pois não passaram no tão concorrido e temeroso vestibular da Federal no curso de Medicina (no caso do meu estado, a UFMG). E não só os meus colegas, mas eu ouço muito isso.

Posso confessar que ao escolher o curso de Graduação eu estava no mínimo perdida, a minha primeira opção foi Publicidade e Propaganda, eu até passei de vestibular, mas eu ia ser muito frustrada se isso se concretizasse. Eu sempre gostei muito da área da saúde, pensei em fazer medicina, mas ainda não era o que eu queria. Não queria tratar, eu queria CUIDAR (tem muita diferença). Foi aí então que o meu pai me fez uma pergunta que mudou a minha vida. Ele disse: “Porque você não faz enfermagem?” Mas o que era Enfermagem afinal? Eu não conhecia, eu só achava que eram as pessoas que ficavam “auxiliando” o médico (como é difícil confessar isso), mas era essa a imagem que eu tinha.

Foi então que meu pai me apresentou a enfermagem, conversei com vários profissionais Enfermeiros, com minha tia que é Enfermeira também (tia Rosane), e eu senti uma sensação que eu jamais saberia explicar. Parece que descobriram a profissão que eu gostaria de exercer e fizeram ela, só pra mim.

Quando eu entrei na faculdade fiquei simplesmente deslumbrada, não teria palavra melhor pra descrever esse sentimento, ouvia as pessoas falando de medicina e era tudo o que eu NÃO queria! Apesar do pouco tempo de faculdade (3 anos), eu me encanto e me admiro cada vez mais pela profissão. Infelizmente ainda tem muito preconceito, muita falha, muito o que melhorar. Mas aqui estou eu, acadêmica de Enfermagem, pronta para melhorar o campo da minha profissão, melhorar a condição de trabalho dos meus colegas e, é claro, ter o reconhecimento devido a essa profissão maravilhosa e gratificante que é a de ser Enfermeiro de alma e coração!

Responses

  1. Olá! Fico feliz em ver como é bom começar na profissão! Eu tb tinha muitas dúvidas antes de fazer enfermagem e pra falar a verdade, até hoje tenho… infelizmente, nossa profissão é linda mas sem valor a algumas pessoas, pricipalmente colegas de profissão. Quando fazia faculdade eu achava que os médicos se achavam os super poderosos e que as enfermeiras tinham vontade de crescer como profissão, mas é o contrário! Somos valorizadas pelos outros profissionais da saúde e principalmente pelos pacientes, mas pelos colegas de profissão, somos massacradas! É um querendo se mostrar mais competente que o outro, subindo na vida e usando ou outros como degrau. Isso é extremamente frustrante… desejo boa sorte a todos que estão iniciando, e minha maior dica é: nunca confie em ouro enfermeiro, colega é colega, amigo é amigo, e não existe amigo no seu ambiente de trabalho.

    • Também sou estudante de Enfermagem , e lendo a sua resposta , tenho que concordar plenamente ,na sala de aula você já percebe que não tem nada de união, é triste mais é a pura realidade , e se fossemos parar pra pensar os Enfermeiros deveriam ser a ‘raça’ Mais unida , pois somos as pessoas que vai estar ali com contato direto como paciente , hoje eu assistir um filme( Patch Adams o amor é contagioso) que relata muito bem , como deveria ser a equipe de trabalho , eu sinceramente espero que isso mude algum dia .

  2. Acho que o principal quesito para o reconhecimento profissional por outros profissionais e pela sociedade em geral, é nos reconhecermos aprendizes e carregarmos conosco a busca incessante de aprender e desenvolver com segurança e ciência o que nos propomos realizar, dessa forma o ofício se torna além de arte prazerosa para nós mesmos, admiração para os demais, pois impossível não reconhecer os resultados concretos de um profissional competente naquilo que faz. E quanto aos colegas de trabalho, concordo que haja uma desunião da classe, mas que podemos melhorar essa problemática acreditando mais no outro, nos colegas de classe e dando nosso primeiro passo para a cooperação entre os colegas enfermeiros.

  3. Pretendo fazer Enfermagem, mas tou com muito medo de me decepcionar, pois na maioria das vezes n ouço elogios por essa profissão, mas mesmo assim, gosto muito da Enfermagem, ajudar os outros, mostrar pra eles pacientes que nos preocupamos realmente por eles, que n estamos ali só por causa do dinheiro, que ate imagino e tbm pelo que tenho visto n é um dos melhores…mas vou arriscar e tenho certeza que n vou me decepcionar..Post muito bom, ajudou pelo menos pra mim, abraços

    • Olá Scarlet, primeiramente gostaria de agradecer pelo comentário, sua participação é muito importante! Bom, não vou mentir pra você falando que a Enfermagem é aquela profissão perfeita e bem vista pelos olhos do mundo, não é assim. Na minha opinião, os enfermeiros são desunidos, sabe? Não vejo como sendo aquela classe unida que luta pelos seus direitos, o porque disso eu ainda não consegui entender, mas quer saber? Eu estou aqui fazendo justamente o contrário, estou lutando para mostrar para o mundo o tanto que essa profissão é linda e merece ser mais valorizada. Mas acredito que seja questão de tempo, a enfermagem é muito nova no Brasil, aos poucos vai conseguindo conquistar o seu espaço. Mas se você gosta de cuidar, faz por amor, eu não tenho dúvida nenhuma que você está escolhendo a profissão certa. É mais do que se sentir realizada, é se sentir completa, é uma verdadeira explosão de sentimentos, eu não posso tenho palavras pra descrever a sensação. Espero muito que você faça sua escolha certa, que Deus ilumine seu caminho e faça uma enfermagem diferente ao percorrer seu caminho! Grande abraço!

  4. Adorei sua história e fico feliz por saber que existem profissionais dedicados e sérios como você, mas meu caso é um pouco diferente e talvez mais complexo.Meu sonho é ser médica, mais especificamente obstetra, e para isso fiz cursinho e prestei vestibular para medicina(enem).Como Medicina é um curso muito concorrido e pelo fato do meu pai não poder mais pagar cursinho, se a nota não der para Medicina pensei em aproveitá-la para enfermagem, já que são profissões da mesma área.Você acha que é uma boa idéia ou que eu poderia me frustrar? E fica mais fácil depois de formada em enfermagem eu me tornar médica? Sua resposta me ajudaria muito….

    • Olá Carolina, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer por trazer essa questão pra página, mesmo porque essa dúvida é frequente demais e deve ser esclarecida. Como você disse, seu sonho é ser Médica, então você não deve ter dúvida em sua escolha… infelizmente muitas pessoas foram para enfermagem por não conseguirem passar em medicina, e muitas vezes essa frustração é levada pro trabalho, pro paciente, o que não é justo. O que eu aconselho a você a fazer é visitar um hospital, saber o que o enfermeiro faz, quem sabe você se encanta igual aconteceu comigo? Eu não consigo me imaginar fazendo medicina por amar demais o que eu faço, mas eu nunca tive sonho de ser médica. Enfermagem é uma profissão muito linda, porém infelizmente pouco valorizada. Acho que você deveria continuar tentando fazer medicina até passar. Enfermagem é parecida demais com medicina porém somos voltados para o cuidado, para a gestão/organização de burocracias, coordenamos equipe de enfermagem, enfim, parece demais com medicina mas ao mesmo tempo é completamente diferente. Qual a sua cidade? Quem sabe posso te ajudar… Espero ter ajudado, mas acho que você que tem que buscar as respostas das suas perguntas dentro de você, mas me prometa uma coisa: se vc escolher enfermagem, faça de coração e se doe o máximo possível OK? Beijos e boa sorte!!

  5. Ótimo, lindo e necessário o seu blog Bianca, querida! Que bom termos um blog para nos aconselharmos com uma pessoa formada e disposta a informar. Meus parabéns meu amor e que o sucesso não tarde. Jesus te abençoe e ao blog também! Um beijo do tio!

    • Obrigada Tio! Eu também adoro a idéia de ter um blog e tentar ajudar um pouquinho as pessoas a se orientarem mais sabe? Queria isso pra mim, então proporcionei pra quem quer também! Obrigada, Deus lhe abençoe também e tenha um dia espetacular! Tudo de bom pro senhor e pro seu blog também! SUCESSO! Beijo e fica com Deus! Te amo!

  6. Por que será que “descobriram a enfermagem? Apesar de todas as críticas, vindas principalmente pelos próprios profissionais, porque tanta gente querendo fazer?

    • Boa noite! Então, super interessante seu questionamento, mas existem outros fatores a se pensar além de todo mal que ronda a enfermagem (e nao só a enfermagem como outras profissoes). Não posso falar de todos, mas posso falar no meu caso. Faço porque amo, porque todo dia que ajudo alguem, aquele sorriso que é o meu pagamento, porque aquelas pessoas precisam de mim e eu faço por prazer. Já o restante eu nao sei, mas graças a deus só pessoas boas estão no meu caminho, e se ouvem falar mal é porque ou não conhecem, ou porque nao temos quem proteger nossa profissão, nao temos teto nem piso salarial, porque somos uma classe inferior e principalmente pela maioria que nao corre atras dos nos direitos.

  7. oi,meu sonho é fazer enfermagem, gostaria de saber quanto custa a faculdade e quantos anos eu terei que estudar.obrigada!

    • Os Chirliane! Tudo bem? Muito obrigada por sua mensagem!
      Então, o preço da faculdade varia muito de região pra região, de faculdade para faculdade. Existem bolsas também que você pode tentar, e o Fies. Procure saber depois o preço nos próprios sites das faculdades!
      Sobre o tempo de curso, se você quiser fazer o técnico, dura em média 2 anos, e se você quiser faz a faculdade mesmo, de 4 anos e meio a 5 anos!
      Grande beijo!

  8. Olá Bianca, hoje me encontro no mesmo dilema que você estava quando descobriu a enfermagem, no meu caso eu até ingressei em um curso tecnólogo, porém apenas o fiz para não ficar parada no tempo entende? Recentemente venho observado muito o curso de enfermagem e tenho tido um interesse em conhecer melhor esta área. Sempre tive um carinho muito grande com a área da saúde, porém devido as necessidades e ao rumo da vida acabei ingressando na área administrativa, não vou negar, eu até gosto, porém sinto que isso não me completa ainda, falta alguma coisa sabe??
    Quando vejo sobre o funcionamento do corpo e como ele é constituído, sobre como uma doença atinge o organismo, meus olhos brilham, porém tenho um grande receio de chegar la na frente e ver que isso não é o que eu realmente queria ou de que a area é totalmente diferente do que eu imagino.
    Você hoje já esta inserida no mercado, você teria algum conselho, quais são as suas principais tarefas no dia a dia? Quanto ao mercado de trabalho há muita dificuldade em se manter ou se inserir? Em relação a família, você vê alguma dificuldade em manter o convívio com sua família apesar da rotina agitada da enfermagem?
    Agradeço desde já.
    Beijoo

    • Oi Paty, boa noite! Tudo bem?
      Bom, você tem que analisar o mercado de sua cidade primeiro. Procure saber isso, pois é muito importante, fundamental eu diria. Sou formada a quase 2 anos sou pós graduada e ainda não consegui um emprego como enfermeira, não adianta amar o que você faz, ser competente e ninguém valorizar isso, certo? Então eu também sugiro que você faça parte da rotina de uma enfermeira pra vc entender toda função, cargo, etc. Não sei se vou te ajudar ou te atrapalhar com meus conselhos, pois sinto responsável de orientar vocês e não posso ser irresponsável ao ponto de dizer que o mercado está bom, tudo está bom, pois não está. A profissão não é valorizada, salários baixos e etc. Infelizmente gostar apenas não basta. Mas você pode seguir vários caminhos na enfermagem que não seja a hospitalar (a mais precária na minha opinião). Mas quem sabe na sua cidade está diferente? Acho que vale a pena sim correr atrás do que a gente ama, você pode ter uma sorte diferente da minha! Espero ter ajudado! Beijos!

  9. Oie amo enfermagem eu acho uma profissão muito linda o meu sonho e me forma em enfermagem , vou começar um curso agora e estou muito ansiosa para fazer e espero q eu me saia bem me deseja sorte obrigada ….

  10. Olá Bianca!! Adorei o seu Blog… Sou formada em Tec. de Enfermagem a 2 anos mas ainda não trabalho na área e como você sou literalmente apaixonada pela arte de cuidar, porque é isso o que fazemos, quando fazemos com amor é claro!! Sucesso para você

  11. Olá Bianca, sou pedagoga e trabalho na área a quase três anos, não me sinto feliz, sempre tive vontade de fazer enfermagem, embora não conheço bem a rotina desse profissional, estou pensando em cursar uma faculdade particular, mas paira sempre aquela dúvida no ar, será que eu vou gostar? tenho muitas dúvidas em relação a pediatria e a atendimento em emergência? gostaria de poder vivenciar um dia de um enfermeiro, talves assim eu pudesse ver como esse profissional atua vc trabalha, ou já trabalhou nessas áreas? abraços!

    • Olá Elizangela, tudo bem? Bom, acho que você está com sorte! Sou enfermeira pediatra e trabalho na urgencia em dois hospitais. Você é de que cidade? Pode me mandar suas perguntas que eu te esclareço, para que você possa tomar a melhor decisao possível! Grande abraço!

  12. ola meu nome é Miguel e não sou enfermeiro ! porem quero muito ser . como vc disse ai em cima …não quero tratar quero cuidar … e assim muita diferencia ! eu ainda tenho duvida dessa profissão tenho 17 anos e ninguém entende quando falo acham q deveria procurar algo melhor ! mais sei la enfermeiro é uma profissão tao bonita . vai além de cuidar vc coloca o seu coração cuida das pessoas quando ninguém pode .vc esta ali fazendo diferencia olha não sou muito bom com palavras rs so quero dizer q gostei muito do seu blog valeu

    • Isso mesmo Miguel! Acho que você já me falou tudo! Faça igual eu fiz! Faça enfermagem e faça o seu melhor!!! Mostre para seus pacientes como é ter alguém para confiar, para cuidar, seja um enfermeiro excelente que o reconhecimento virá e você não vai precisar de se importar com a opinião alheia… não se esqueça: as pessoas falam o que elas acham que são melhor pra você, mas só você mesmo que sabe definir isso! Parabéns pela postura. Um grande abraço. Bianca Rabelo.

  13. Meu nome é Jerusa,estou no último ano do ensino médio,estava em dúvida entre direito e emfermagem,mas agora estou pretentendo fazer emfermagem,pq eu gosto muito de cuidar das pessoasde fazer a diferença na vida das pessoas,mas ainda tenho uma dúvida se faço primeiro técnica ou graduação direto?Se alguém puder me responder fico grata desde de já!!!

    • Oi Jerusa, tudo bem? Primeiramente obrigada por visitar meu site, fico em feliz por poder ajudar. Então, que bom que você já fez sua escolha, isso é um importante passo. Sobre qual dos cursos, creio que você fazer graduação seja o mais indicado, pois você também irá aprender a técnica porém você vai aprender os porquês dessa técnica, além de ter capacidade de gerenciar um setor e uma equipe. Então minha resposta pra você seria fazer graduação em enfermagem para se tornar uma enfermeira. Espero que tenha ajudado. Um grande abraço! Bianca Rabelo. Qualquer dúvida estou a disposição.


Deixar uma resposta

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

